sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Tinta de parede x tinta para artesanato



Olá. Quero falar com voces sobre uma situação vivida na aula da Casa da Arte da Moóca, quinta agora.
Eu sempre comento sobre a qualidade das tintas para os trabalhos. É preciso sempre procurar pelo melhor, é assim que eu penso, porque o resultado do seu trabalho não depende só do seu talento, mas da qualidade dos produtos que usa tb.
Não vou dizer que não existam tintas vendidas em lojas de material de construção que se adequam bem à pintura mas quem compra essas tintas, não procura as melhores, procura preço, economizar. E há diferença entre essas tintas, que são testadas e produzidas para parede, e as que são testadas e produzidas para artesanato, principalmente mdf e madeira. Mas vamos aos fatos, que falam melhor.

Quinta feira agora uma senhora me procurou com algumas caixinhas para lembrança do casamento da filha. A tampa era revestida em juta muito fina, de primeira, e alguns enfeites... e a parte de baixo toda branca. Nesse ponto começa a questão.
Ela me procurou, pela qualidade péssima da parte pintada em branco. Questionou sobre ser pintada com rolinho - verdade, ele cria mesmo uma textura leve por conta dos poros da espuma, mas confesso que até gosto. Mas a peça dela apresentava não só uma cobertura grosseira, como uma textura de rolinho péssima, feia demais. O trabalho estava feio, ponto.
Comentei qual a tinta usada, e veio o esclarecimento: tinta de loja de construção, acrílica brilhante, na versão "tinta a óleo à base de água". É acrílica, gente. Não se enganem, não existe tinta à óleo, à base de água, o nome já diz: tinta a óleo, não tinta à água. Óleo e água não se misturam! Podem berrar, gritar, espernear, tinta a óleo à base de água? Enfim, não vou entrar nesse mérito, vamos em frente.
A indicação foi de uma loja de artesanato. Que ainda indicou que usasse laca brilhante por cima ( o que deixaria a pintura mais grosseira diante do resultado da pintura). Então, eu sugeri: aproveita e sobe pra aula, eu to aqui, a gente pode fazer uns 2 modelos, um pintado a pincel, outro com rolinho, mas com tinta pva para artesanato, vc vai achar a diferença.
Subiu com 3 peças. Pintou a primeira a rolinho, do jeito que gosto que pinte: passa pincel, alisa de leve com rolinho. Pintou a segunda com pincel, apenas. E pintou a terceira com pince, a segunda demão passou com pincel e alisou com rolinho. Bingo!
No meio do caminho, ela já comentou: professor, mas a diferença de pintar com essa tinta é gigante hein... nada a ver com aquilo (e apontou a tinta "a óleo á água" dela na sacola). Metade da aula ela já estava feliz, comentando sobre a diferença de tinta, olhando os trabalhos das colegas, e sugeri uma gracinha em branco metálico. Passou, gamou, endoidou. Saiu da aula feliz, querendo saber quantas potes de branco, quantos de metálica pra textura desenhada, adorou a lixa de espuma da Condor Pincéis​, adorou pincel macio que indiquei, a mulher era só felicidade.
Porque a tinta que ela usou era indicada para artesanato... cobrindo bem demais, mas com consistência própria para pincel macio, rolinho, tudo testado para esse resultado perfeito. Porque as tintas de artesanato devem ser dessa forma, produzidas para um resultado perfeito em artesanato, não em parede!
Uma tinta à base de resina pva não quer dizer que seja a mesma sempre... se assim fosse, não existiriam tantas marcas e preços no mercado para parede! Imagine isso no mdf!
Pense bem quando for fazer um trabalho. O seu trabalho... que vai ficar para vc, vai ser dado de presente, ou ser vendido.
Voce está gastando tempo da sua vida fazendo ele. Invista da melhor forma possível no seu trabalho, pro seu tempo que não volta mais valer cada vez mais a pena.
Um abraço.

5 comentários:

  1. É isso sabemos.
    Mas tipo.. a tinta de material de constuçao, a acrilica, a base de agua, ela faz o mesmo efeito.
    Desde que o material seja trabalhado antes, assim como a artesanal.
    Com primer , então, depois de pronta a peça, verniz.
    O que sai mais em conta, escolhemos a melhor dentre as marcas, combramos a branca e fazemos as cores com o corante "xadrez".
    O resultado final fica ótimo, desde que seja impermeabilizado.
    Sua dica com rolinho e pincel é maravilhosa.
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa,a minha dúvida foi tirada agora, primeiro usa o prime, obrigada pela dica.

      Excluir
    2. Tirei minha dívida com suas poucas palavras. Muito obrigada 😘

      Excluir
  2. boa dica, gostei! Mas há um detalhe: não existe "tinta à óleo à base de água", mas sim "esmalte à base de água". Ou seja, uma tinta acrílica que tem efeito de esmalte, mas cujo solvente é água.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dica, muito esclarecedora. Abraços.

    ResponderExcluir