sexta-feira, 29 de julho de 2011

Qual o limite entre arte e artesanato?????


Voce sabe???
Será que há???
Eu acompanhei esse projeto. Falei dele para várias pessoas, e várias vezes, porque é algo surpreendente. Tenho uma predileção grande pela pintura dentro do artesanato, e sempre disse que o limite entre arte e artesanato não existe. Uma coisa passa para outra num detalhe a mais, e ambas se completam. A prova está aí: se dentro da arte se diz "aplicações, colagens", no artesanato se diz decoupage. Mas a arte está ali.
Esse trabalho é de uma mestra já conhecida no meio, e traz muitas técnicas nele: pintura artística, colagens, folheações, que a arte pediu emprestado ao artesanato, e o artesanato pediu emprestado à arte. Tudo isso compõe o trabalho com técnicas que copiam o estilo barroco, trazendo marmorizado, a riqueza de sombras e luzes, as volutas que tantos fazem e nem sequer imaginam que foram tão usadas dentro do estilo barroco por vários mestres.
O colorido brasileiro se faz presente, reparem nas cores desse rinoceronte, que absurdo. Aplicações de rendas de tecido, de papel, de flores tão comuns que se tornaram ricas pelo dourado, isso é artesanato virando arte, e nem importa onde termina o limite de um e começa o do outro, é maravilhoso.
Me deixou muito feliz acompanhar esse trabalho, principalmente pela idéia de Titina Corso, a artista dessa obra. Criativa demais, sabendo o que estava fazendo.
Quem acompanhou, olha e diz: parece tão simples... e é, para quem sabe e detém a criatividade como mola-mestra. E ela, generosamente, cedeu a dela a todos, passo a passo.
Bom demais artistas assim, que documentam a sua arte e a sua felicidade de criar.
Para mim poderia ser um rinoceronte, uma vaca, um elefante, uma hiena, qualquer coisa, até uma caixa: legal foi ver ela criando, a felicidade estampada em cada foto, e o resultado deslumbrante de sua arte. Porque é arte.
Parabéns Titina (mais uma vez), e mque tenha muito sucesso todo esse seu talento.
E muito obrigado por nos permitir acompanhar o nascimento do RINOBARROCO!
Vamos visitá-lo pelas ruas, claro. O olho dele me disse OI, como não iria????

Para ver tudinho e mais um pouco, com cheirinho de café: http://rinobarroco.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário